A digitalização é um processo pelo qual a informação baseada em papel se transforma num formato que pode ser entendido pelo computador. O dispositivo que é capaz de realizar esta tarefa denomina-se Scanner.
O scanner para converter a imagem ótica em digital, utiliza um dispositivo electrónico denominado CCD (Charged Coupled Device).
Estes CCD`s são sensíveis a mudanças de luminosidade que provêm de um documento iluminado. Estas mudanças são produzidas pelo contraste entre o texto e a cor do fundo.
Nestas mudanças de luz os CCD`s convertem essas mudanças de luz, em sinais electrónicos que são processadas para poder obter a imagem ótica original, de forma que possa ser processada pelo computador.
Num CCD uma matriz de centenas de milhares de fotocélulas microscópicas dão origem a pixels captando a intensidade da luz de pequenas porções da imagem.. Se se tratar de capturar imagens a cores, são usados filtros sobre as fotocéluas de cor vermelho, verde e azul.
Os scanners normalmente usam três arrays lineraes de sensores cobertos de filtros vermelho, verde e azul.
Cada sensor contendo milhares de fotocélulas captura a imagem uma linha de cada vez. (há casos em que o sensor se move e outros em que o papel é que se move).
A quantidade de informação que transmitem os CCD`s depende da resolução com que se tenha digitalizado, da utilização ou não de tons de cinzento, e dos parâmetros da aplicação utilizada.
No comments:
Post a Comment