Equipamentos
Um dos aspectos mais importantes a ter em conta quando se inicia um processo de digitalização, é a escolha do equipamento.
Existem no mercado vários tipos de scanner e a sua escolha deve ser adequada ao tipo de documentos a digitalizar e ter em conta alguns aspectos:
- Tamanho do Documento:
O scanner deve de ser capaz de poder tratar documentos do tipo especifico que se pretende capturar (Cartões de visita, A5, A4, A3) para assegurar de que nunca haverá problemas ao capturar um documento de tamanho diferente ao pretendido.
- Volume de Digitalização:
O scanner deve permitir digitalizar o volume de documentos que se pensa utilizar. Este volume pode ser um numero pequeno de documentos (dezenas) até um numero elevado (milhares) por dia.
Na maioria dos sistemas de GD será necessário considerar um dispositivo que possa tratar um certo volume num tempo razoável, para o qual será imprescindível que disponha de um Alimentador Automático de Documentos (ADF). Sempre que necessite digitalizar documentos especialmente frágeis, é possível fazê-lo através da utilização do Cristal (FlatBed).
- Resolução:
A unidade de medida de resolução são pontos por polegada (ppp ou dpi) Este parâmetro indica a qualidade no qual se digitaliza o documento. Este parâmetro depende do tipo de documento, e do processo ao qual vai ser submetido.
Normalmente num ambiente de empresa utilizam-se resoluções entre 200 a 400 ppp. Para digitalização somente de texto é suficiente uma resolução de 200 ppp, mas esta pode aumentar em função da qualidade do original, e do tamanho das letras incluídas no documento. Igualmente poderá aumentar se pretender digitalizar fotografias com grande detalhe para tratamento posterior.
Associada à resolução está a capacidade para digitalizar em tons de cinzentos. Os scanners deverão ser capazes de proporcionar uma gama de até 256 tons de cinzento.
- Cor:
Na maioria dos sistemas de GD o que realmente importa é o conteúdo gráfico e o texto do documento. Logo as cores não serão necessárias, e portanto os scanners específicos de cor não serão utilizados para processos documentais massivos. Contudo, é possível encontrar-se para volumes de trabalho relativamente baixos, scanners que para além de proporcionar os parâmetros adequados aos processos de GD oferecem a possibilidade de trabalhar em cor.
- Documentos Frente/Verso:
É cada vez mais frequente encontrar scanners que ofereçam esta possibilidade. Os documentos numa empresa são muito heterogéneos, podendo estar escritos de um só lado, ou escritos frente e Verso (Dúplex), e para serem lidos, existem duas opções, ou digitalizar primeiro um lado e depois o outro lado do Doc. ou utilizar um scanner dúplex que numa só passagem digitalize frente e Verso.
Depois de analisadas as características do espólio a tratar, é altura de escolher o equipamento que melhor se adequa.
Tipos de Scanners:
- Scanner de Tambor
O scanner de tambor utiliza a tecnologia de digitalização Photo-Multiplier Tube (PMT). Trata-se do tipo mais dispendioso de scanner, tanto no momento de aquisição como em custos de manutenção.
Os scanners de tambor são igualmente os mais complicados de usar, exigindo um tratamento cuidado do equipamento e da obra a digitalizar, necessariamente flexível, pois este equipamento só pode ser utilizado para determinados tipos de originais. Os originais são enrolados em torno de um tambor transparente que é de seguida colocado em rotação, enquanto os foto-multiplicadores captam a informação da imagem. O intenso manuseamento físico limita a gama de obras digitalizáveis neste tipo de scanner e a sua lentidão e
complexidade reduzem a sua produtividade. Portanto, apesar da boa qualidade, são dispositivos utilizados tipicamente apenas na indústria da imprensa ou em estabelecimentos especializados.
Scanner de Tambor Heidelberg
- Scanner de Mesa
Os scanners de mesa são os mais divulgados ao nível do consumidor comum.
Este tipo de equipamento assemelha-se a uma fotocopiadora, utilizando sensores Charge Coupled Devices (CCD). Estes são normalmente posicionados numa linha num mecanismo que percorre a obra a digitalizar, captando desta forma a imagem.
Os scanners baseados em CCD são consideravelmente mais baratos do que os scanners de tambor. Os avanços recentes na tecnologia permitem a scanners de mesa de gama alta obter mesmo uma qualidade de imagem comparável à de alguns scanners de tambor. Outras vantagens destes dispositivos são a sua fácil utilização, a rapidez de digitalização e a possibilidade de digitalizar obras mais sensíveis, que não poderiam ser sujeitas ao processo de digitalização por tambor.
Scanner de Mesa Epson
- Scanner de Transparências
Os scanners de transparências utilizam igualmente dispositivos CCDs, sendo nalguns aspectos bastante semelhantes aos scanners de mesa (aliás, alguns modelos de scanners de mesa possuem mesmo já adaptadores que os permitem usar também como equipamentos de digitalização de transparências ou filmes).
Sendo especialmente concebidos para digitalizar transparências, slides e/ou negativos, a área digitalizada é muito menor do que nos scanners de mesa típicos, o que deve permitir obter uma resolução elevada a um preço comparativamente acessível. Este facto, aliado a uma produtividade considerável, tornam estes scanners a solução ideal para projectos de digitalização de transparências ou slides sem recorrer a dispositivos mais dispendiosos.
Scanner de Negativos Canon
- Scanners Planetários
Os scanners planetários são dispositivos relativamente muito dispendiosos, baseando-se no uso de uma máquina fotográfica digital de muito alta resolução. O objecto a digitalizar é colocado num plano, aberto para cima, estando a câmara orientada para ele. É assim tirada uma fotografia, sempre a uma altura fixa, a qual é transferida então para um computador. Os scanners planetários são adequados para digitalizar periódicos ou livros com requisitos especiais de manuseio (valiosos, antigos ou frágeis).
Scanner Planetário Bookeye
- Scanners de Microfilme
Estes scanners digitalizam microfilmes de vários formatos, de forma automática ou manual.
Scanner Microfilme Kodak
No comments:
Post a Comment